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domingo, 23 de janeiro de 2011

PLANO DE CURSO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
E E E FM PROF.ª LUZIA SIMÕES BARTOLLINI

Professora: Luzimar Rodrigues
Disciplina: História
Série: 8º ano do Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO

1. Ementa:
Análises/Reflexões de assuntos e problemas relacionados ao estudo das temáticas aplicadas no oitavo ano do ensino fundamental.

2. Objetivos da Disciplina:
A disciplina História, ministrada no Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade. Portanto, o aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. O professor, no entanto, deve ser um mediador, que ensinará o aluno a estudar de forma a poder vir a compreender a própria realidade que lhe cerca, a questionar o mundo a seu redor, a não ter preguiça de exercer o senso crítico. Dessa forma, os alunos são estimulados a utilizar questionamentos, Como? Por quê? Para que? Sendo assim, as aulas de História devem ser planejadas de acordo com o que é vivido pelos alunos, deve contextualizar os acontecimentos passados no presente, deve ser planejada em conjunto com os alunos.

3. Conteúdo Programático:
  • A expansão da América Portuguesa
  • A época do ouro no Brasil
  • Das revoluções inglesas a revolução industrial
  • Revoluções na América e na Europa
  • A era de Napoleão e a Independência da América Espanhola
  • A independência do Brasil e o Primeiro Reinado
  • Revoluções na Europa e a Expansão dos Estados Unidos
  • Brasil: da Regência ao Segundo Reinado
4. Metodologia
A metodologia adotada é Construtivista, através de aulas presenciais e participativas nos temas abordados dos textos sugeridos na bibliografia, os conteúdos serão introduzidos e mediados pela professora com posterior aprofundamento por meio de atividades individuais e em grupo, em sala de aula ou extraclasse.

5. Recursos:
Materiais:
Livro do aluno e xerox de textos complementares.

Outros recursos disponíveis:
Quadro, retroprojetor, transparências, sistema de vídeo, TV, data-show, internet e material impresso.

6. Critérios de Avaliação:
A avaliação será contínua no decorrer do ano letivo, levando em consideração os seguintes pontos:

  • Pontualidade e participação nas aulas,
  • Atividades (individuais ou em grupo) desenvolvidas em sala de aula,
  • Frequência às aulas,
  • Compromisso na apresentação e entrega dos trabalhos e atividades propostas,
  • Avaliações individuais (fichamentos e prova escrita no final de cada unidade)
7. Bibliografia:
Básica:
Projeto Araribá. História. 8º ano. Organizadora: Editora Moderna. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Editora responsável: Maria Raquel Apolinário

Complementar:
OLIVEIRA, A M de M. O Ensino da História nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental: Breves Considerações. Revista de Pedagogia- ano 3 – número 6 – Especial sobre formação de professores.

Documentos:
Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC – Secretaria da Educação Fundação – Brasília - 1997.
Introdução.
PCNs de História – ensino fundamental.

POSTADO POR: Luzimar Rodrigues
                             Graduada em História