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8º ANO 2011

Plano de Aulas do mês de SETEMBRO - 8º ANO

A era de Napoleão e a independência da América espanhola – UNIDADE 5

1. PLANO DE AULA
CONTEÚDO: Napoleão Bonaparte no poder
A crise do Diretório – pág. 128/129

Atividades
1. Faça um breve texto sobre a crise do Diretório.
2. Como foi que Napoleão chegou ao poder? Faça um resumo.
3. Explique o termo “18 Brumário”.
4. Napoleão prometeu fazer da França a maior potencia do mundo. Explique o que ele fez para cumprir com sua promessa.
5. O código Civil Napoleônico foi o principal símbolo da nova ordem. Diga o que se tratava nesse código.

2. PLANO DE AULA
CONTEUDO: O Império Napoleônico
As conquistas de Napoleão na Europa – 130

Atividades
1. Qual era o objetivo de Napoleão ao assumir o governo?
2. Quais os países que se organizaram em coligação? Qual seu interesse? E Por quê?
3. Qual foi a atitude de Napoleão diante as guerras?
4. Comente sobre a Batalha de Trafalgar.
5. Descreva a intenção de Napoleão ao decretar o Bloqueio continental.
6. As guerras e a resistência armada de alguns povos conquistados desgastaram os exércitos franceses. Conte como isso ocorreu.

3. PLANO DE AULA
CONTEUDO: O governo dos Cem dias – 131/132

Atividades
1. O que aconteceu com Napoleão em 1814?
2. Quem assumiu seu lugar no governo? Qual foi a reação da população?
3. Como foi a retomada de Napoleão ao governo?
4. Porque sua retomada ao governo durou pouco tempo?
5. Após essa segunda derrota de Napoleão, quais foram seus planos? O que lhe aconteceu?
6. Qual o objetivo do Congresso de Viana?
7. Quem criou a Santa Aliança? Qual sua função e objetivo?
8. Porque o Congresso de Viana se tornou incapaz de evitar a eclosão de movimentos liberais e nacionalistas na Europa e nas colônias americanas?

4. PLANO DE AULA
CONTEÚDO: Napoleão visto pelos portugueses - Pag. 132

Atividades do livro

5. PLANO DE AULA
CONTEÚDO: As guerras napoleônicas – pag. 133
Atividade do livro

6. PLANO DE AULA
CONTEÚDO: A era Napoleônica

Atividade do livro – pág. 134

7. PLANO DE AULA
CONTEUDO: Ludwig van Beethoven - musica e revolução

Atividade do livro - Pág. 135

8. PLANO DE AULA
Conteúdos: Os americanos lutam por liberdade
A submissão dos povos americanos – 136/137/138

Atividade
1. Na América espanhola, a partir do século XVIII, começaram a surgir vários movimentos contrários a exploração colonial. Comente sobre os movimentos.
2. Como era a organização política e econômica nas colônias?
3. Como foi organizada as “juntas de governo” e qual o objetivo?
4. Faça um breve texto sobre as juntas de governo.
5. Relate sobre os ideais de liberdade da Revolução Francesa.
6. Faça um resumo sobre as guerras pela independência.
7. Comente sobre as ações de San Martín e Simón Bolívar na luta contra os espanhóis.
8. Qual era o projeto proposto por Simón Bolívar? Comente.

9. PLANO DE AULA
Conteúdo: México livre
A independência do México – pág. 139 a 141

Atividade
1. Faça um breve texto sobre a independência do México.
2. Escreva sobre as finalidades dos padres: Miguel de Hidalgo e José Maria Morelos, no processo de independência do México. E diga o desfecho dessa luta para os dois padres.
3. Porque foi declarada a independência do México? Explique.
4. Sintetize o texto “A independência da América Central”.
5. Explique como sucedeu o fim do Império Espanhol na América.

10. PLANO DE AULA
Conteúdo: A política externa dos Estados Unidos na América Central

Atividade do livro - Pág. 141

11. PLANO DE AULA
Conteúdo: Os americanos lutam por liberdades – pág. 136

Atividade do livro - Pág. 142

12. PLANO DE AULA
Conteúdo: Heranças coloniais na América Latina

Atividade do livro - Pág. 143

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro, elaboração de trabalhos individuais e em dupla, participação nas aulas.
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar e será aplicada uma prova escrita.

Plano de Aulas do mês de AGOSTO - 8º ANO

A ERA DA ILUSTRAÇÃO

1. PLANO DE AULA
Conteúdo: A era da Ilustração
O liberalismo econômico – pág. 97

AGORA É SUA VEZ
1. Explique o termo “liberalismo econômico”.
2. O que você entende por “mercantilismo”?
3. Como era tratada a educação no Antigo Regime e qual a ideia dos iluministas?
4. Cite e comente os princípios liberais da educação defendidos pelos iluministas.
5. Quando e como foram implantados os princípios liberais da educação na Europa?

2. PLANO DE AULA
Conteúdo: A independência dos Estados Unidos
O mercantilismo inglês – pág. 98/99

AGORA É SUA VEZ
1. Comente sobre o mercantilismo inglês.
2. Qual a origem do conflito entre a Coroa britânica e os colonos?
3. Quais as duas potências rivais? Relacione os países que se aliou a cada potência.
4. Relate o desfecho dessa disputa entre França e Inglaterra.
5. Quais as medidas que o Parlamento britânico aprovou para obter recursos necessários ao pagamento das dívidas da Coroa?
6. Faça um breve texto sobre as leis aprovadas pelo Parlamento britânico em relação ao pagamento das dívidas da Coroa.

3. PLANO DE AULA
Conteúdo: A independência dos Estados Unidos
A Declaração de Independência – pág. 100/101

AGORA É SUA VEZ
1. Relate sobre a guerra da independência das treze colônias.
2. Cite as treze colônias que após sua independência originou os Estados Unidos da América.
3. Comente sobre a Declaração de Independência das treze colônias.
4. Quais as principais ideias citadas na declaração.
5. Qual o desfecho desse conflito?
6. Faça um pequeno texto sobre o significado da independência.

4. PLANO DE AULA
Conteúdo: Uma revolução conservadora – 101

ATIVIDADE DO LIVRO

5. PLANO DE AULA
Conteúdo: A era da Ilustração e A independência dos Estados Unidos (94 a 101)

ATIVIDADE DO LIVRO - Pag. 102

6. PLANO DE AULA
Conteúdo: Benjamin Franklin - 103

ATIVIDADE DO LIVRO - Pag. 103

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro, elaboração de trabalhos individuais e em dupla, participação nas aulas.
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar e será aplicada uma prova escrita.

Plano de Aulas do mês de JULHO - 8º ANO


1ª AULA Conteúdo: As cidades industriais e a vida operária.

Do campo para as cidades – pág. 78/79

Agora é sua vez
1. Faça uma síntese sobre as mudanças ocorridas aos trabalhadores com a revolução industrial.
2. Explique a medição do tempo nas áreas rurais.
3. E nas cidades como era a medição do tempo? Explique.
4. Como era o modo de vida dos operários nas cidades industriais inglesas?
5. Preencha a ficha sobre ruas e moradias dos operários ingleses.
a) Casas b) Banheiros c) Água d) Alimentação

2ª AULA
Conteúdo: As cidades industriais e a vida operária.
A saúde pública no Brasil - 80

ATIVIDADE DO LIVRO

3ª AULA
Conteúdo: As lutas operárias e os sindicatos
A organização da classe operária – pág. 81/82

Agora é sua vez
1. Descreva a organização da classe operária.
2. Relate sobre a forma de vida dos operários no inicio da industrialização.
3. Comente sobre a reação dos operários frente a mecanização do trabalho.
4. Sintetize a formação dos sindicatos ingleses .
5. Faça um pequeno texto sobre a difícil luta pela liberdade sindical.
6. Resuma o texto: Movimento cartista.

4ª AULA
Conteúdo: As cidades industriais e a vida operária.
As lutas operárias e os sindicatos – pág. 78/82

ATIVIDADE DO LIVRO - Pag.84

5ª AULA
Conteúdo: A era da Ilustração
A Europa do Antigo Regime – pág. 94

Agora é sua vez
1. Como era formada a sociedade europeia? Cite sua construção.
2. Como se chamava a sociedade europeia do Antigo Regime? E porque essa denominação?
3. Comente sobre a reação iluminista.
4. Porque o nome iluminismo?
5. Quando surgiram os primeiros questionamentos que abalou o velho regime?
6. O que fez o filósofo inglês John Locke?

6ª AULA
Conteúdo: A era da Ilustração
Não tenha medo de usar o intelecto – pág. 95/96

Agora é sua vez
1. Qual o modo de pensar dos iluministas?
2. O que os iluministas defendiam?
3. O que os iluministas criaram para divulgar seu conhecimento? Comente.
4. Quais os mais importantes pensadores iluministas?
5. Após ler o texto despotismo esclarecido, explique com suas palavras.
6. Faça um pequeno texto sobre Carlos III.

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro, elaboração de trabalhos individuais e em dupla, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar e será aplicada uma prova escrita.

Plano de Aulas do mês de JUNHO - 8º ANO

1ª AULA
Conteúdos: As Revoluções Inglesas do século XVII
A formação do absolutismo inglês – pág. 64
A era da dinastia Tudor – pág. 64

Agora é sua vez
1. Comente sobre a formação do absolutismo inglês.
2. Descreva a guerra das duas rosas.
3. Na dinastia de Tudor, o que ocorreu?
4. Explique o que ocorreu no governo de Henrique VIII.
5. Porque Henrique VIII rompeu com a igreja? Explique.
6. Faça um pequeno texto sobre Henrique VIII.

2ª AULA
Conteúdo: As Revoluções Inglesas do século XVII
O governo da rainha Elizabeth I – pág. 65/66

Agora é sua vez
1. Faça um breve texto sobre as atitudes de Elizabeth I.
2. Quais os benefícios das ações de Elizabeth I.
3. Como foi marcado o reinado de Elizabeth?
4. Comente sobre a prosperidade da era Tudor.
5. O que favoreceu os conflitos da era Stuart?
6. Elabore um texto sobre os conflitos da era Stuart.

3ª AULA
Conteúdo: As Revoluções Inglesas do século XVII
A Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa – pág. 67

Agora é sua vez
1. Conte como sucedeu a revolução Puritana.
2. O que foi inaugurada após a vitória de Cromwell? Comente sobre seu governo.
3. Conte como ocorreu a Revolução Gloriosa.
4. Estabeleça a diferença entre a revolução Puritana da revolução Gloriosa.

4ª AULA
Conteúdo: O desenvolvimento econômico da Inglaterra
Um governo aliado da burguesia – pág. 68

Agora é sua vez
1. Como começou a historia da Inglaterra industrial?
2. Quem contribuiu para fazer da Inglaterra a potencia naval do mundo?
3. Conte como a revolução gloriosa fortaleceu o poderio mercantil inglês?
4. Como os ingleses conquistaram o domínio do comercio mundial? Comente.

5ª AULA
Conteúdo: O desenvolvimento econômico da Inglaterra
A modernização da agricultura – 69

Agora é sua vez
1. O que levou a modernização da agricultura?
2. Cite os exemplos dessa modernização.
3. Quais foram os principais efeitos que os campos ingleses tiveram com as mudanças ocorridas?
4. Cite os fatores que permitiu os ingleses a mecanizar a produção têxtil.
5. Relate sobre a importância do carvão para a transformação da paisagem inglesa.

6ª AULA
Conteúdo: A revolução Industrial
Características da Revolução Industrial – 70/71

Agora é sua vez
1. Porque a revolução industrial iniciou na Inglaterra?
2. Qual a principal característica da revolução industrial?
3. Quais os aspectos que visualizam a revolução industrial inglesa.
4. Explique o motivo que levou o crescimento das cidades.
5. Como ocorreu a busca pelo lucro?
6. O uso de novas fontes de energia aconteceu de forma natural?
7. Elabore um breve texto sobre a substituição do homem pela máquina.
8. Comente sobre a invenção do navio a vapor e da primeira locomotiva.
9. Relate sobre as camadas sociais que surgiram em torno da industrialização.
10. Explique a denominação da palavra “massa”

7ª AULA
Conteúdo: Do artesanato a maquinofatura – pág. 72/73

ATIVIDADE NO LIVRO

8ª AULA
Conteúdo: As revoluções inglesas – 64 a 73

ATIVIDADE DO LIVRO - Pag. 74

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.

Plano de Aulas do mês de MAIO - 8º ANO

1ª AULA

Conteúdo: A exploração de ouro e diamante
- Revolta contra os impostos – pág. 42
- A descoberta dos diamantes – pág. 43
- O controle sobre os diamantes – pág. 43

AGORA É SUA VEZ
1. Relate sobre a revolta contra os impostos.
2. Explique a fiscalização do governo português na área dos diamantes.
3. Como foi formado o Distrito Diamantino.
4. Após ler o texto “O controle sobre os diamantes”, o que você entendeu sobre o termo “contratadores”?
5. Descreva o fato histórico ao lado de cada data descriminada abaixo: 1693 / 1720 / 1729 / 1731 / 1735 / 1739 / 1750 / 1771 / 1882

2ª AULA
Conteúdo: A descoberta do ouro e A exploração de ouro e diamante pág. 38 a 43

ATIVIDADE NO LIVRO

3ª AULA
Conteúdo: Os escravos na mineração - pag. 45

ATIVIDADE NO LIVRO

4ª AULA
Conteúdo: O crescimento do mercado interno e da vida urbana
- O crescimento da vida urbana – pág. 46
- A sociedade mineira – pág. 47


AGORA É SUA VEZ
1. A atividade mineradora nas regiões das Minas Gerais possibilitou o desenvolvimento do comercio no interior da colônia. Descreva o crescimento da vida urbana.
2. Porque a Vila do Ribeirão do Carmo foi elevada a categoria de cidade?
3. O que originou a instabilidade social na região?
4. O que a instabilidade social caracterizou?
5. Relate sobre a formação do grupo de homens ricos de Minas Gerais.

5ª AULA
Conteúdo: A sociedade mineira – pág. 47

ATIVIDADE NO LIVRO

6ª AULA
Conteúdo: Os caminhos para as minas – pág. 48

AGORA É SUA VEZ.
1. Por que surgiram as grandes rotas comerciais que ligavam as cidades mineiras a outras regiões da colônia?
2. Cite os caminhos do comércio interno.
3. Qual o resultado do surgimento dessas rotas comerciais?
4. Faça um breve texto sobre a integração entre as capitanias e o desenvolvimento da circulação monetária.

7ª AULA
Conteúdo: A vida cotidiana nas cidades mineiras – pág. 49 a 51.

AGORA É SUA VEZ.
1. Como era a vida domestica nas cidades mineiras?
2. Descreva o exterior e interior das residências nas cidades mineiras.
3. Faça um breve texto sobre os costumes das famílias mineiras.
4. O casamento foi uma prática importante na sociedade colonial, principalmente para as famílias da elite. Explique.
5. Após ler o texto “As irmandades religiosas”, relate seu entendimento.

8ª AULA
Conteúdo: O crescimento do mercado interno e da vida urbana
- A vida cotidiana nas cidades mineiras

ATIVIDADE DO LIVRO - 52

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar

Plano de Aulas do mês de ABRIL - 8º ANO

1ª AULA

Conteúdo: A crise e rebeliões na Colônia
- O império encolhe – pág. 24
- As reações na colônia – pág. 24

AGORA É SUA VEZ
1. Explique o motivo que levou a Coroa Portuguesa tomar diversas medidas.
2. Relate as reações na colônia após a tomada de decisão da Coroa.

2ª AULA
Conteúdo: A crise e rebeliões na Colônia
- A Revolta de Beckman – pág. 25
- A Guerra dos Mascates – pág. 25

AGORA É SUA VEZ
Descreva de forma sucinta a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates.

3ª AULA
Conteúdo: As missões jesuíticas
- Crise e rebeliões na Colônia

Atividade no livro do aluno – pág. 26

4ª AULA
Conteúdo: Ruínas de São Miguel

Atividade no livro do aluno – pág. 27

5ª AULA
Conteúdo: A ÉPOCA DO OURO NO BRASIL
- A descoberta do ouro
- As primeiras descobertas – pág. 38

AGORA É SUA VEZ
1. Explique como se deu as primeiras descobertas de ouro.
2. O que ocorreu com a confirmação da existência de ouro em Minas Gerais?
3. Como as pessoas viviam antes do surgimento da mineração?
4. E após a mineração o que aconteceu?
5. Porque o aumento populacional na região das minas foi enorme?
6. Explique o termo “ouro de aluvião”.

6ª AULA
Conteúdo: A descoberta do ouro
- A guerra dos Emboabas – pág. 39

AGORA É SUA VEZ
1. Como estava dividida a população de Minas Gerais nos primeiros séculos XVIII?
2. Explique o termo “emboabas”.
3. Descreva a disputa pelo controle da área mineradora.
4. Relate sobre a guerra dos emboabas.
5. Para firmar a autoridade e manter a segurança na área mineradora, foram fundadas vilas administradas por funcionários ligados a Coroa. Cite as vilas de Minas Gerais.

7ª AULA
Conteúdo: A exploração de ouro e diamante
- Datas e faiscações – pág. 40

AGORA É SUA VEZ
1. Porque a Coroa impôs normas rígidas para a exploração aurífera?
2. Explique com suas palavras como era as leis criadas pela Coroa portuguesas.
3. Porque as faiscações tornaram-se comuns por volta de 1770?
4. Como vivia os faiscadores?

8ª AULA
Conteúdo: A exploração de ouro e diamante
- A cobrança de impostos – pág. 41
- As casas de fundição – pág. 41

AGORA É SUA VEZ
1. Como era feita a cobrança de impostos sobre a extração do ouro?
2. Comente sobre a quantidade de ouro que a capitania de Minas Gerais tinha que entregar anualmente.
3. O que o governo criou para pressionar os mineiros? Explique.
4. A meta exigida pela Coroa foi atingida no final do século XVIII? Explique.
5. Qual a maior dificuldade para a Coroa portuguesa? Por quê?
6. Faça um breve texto sobre as casas de fundição.


FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas.
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Haverá uma auto-avaliação e um exercício para verificação de aprendizagem com questões objetivas e subjetivas abrangendo o conteúdo vivenciado.

Plano de Aulas do mês de MARÇO - 8º ANO

1ª AULA
Conteúdos: A crise portuguesa no século XVII
- A conquista do sertão

Agora é sua vez
Atividades no livro do aluno – pág. 18

2ª AULA
Conteúdo: Os mitos dos bandeirantes

Atividade no livro do aluno – pág. 19

3ª AULA
Conteúdos: As missões jesuíticas
- A fundação da Companhia de Jesus – pág. 20
- Os jesuítas em Portugal e no império colonial português – pág. 20

Agora é sua vez
1. Sintetize o texto sobre a fundação da Companhia de Jesus
2. Comente sobre os Jesuítas em Portugal.

4ª AULA
Conteúdos: As missões jesuíticas
- A Companhia de Jesus na América portuguesa – pág. 21
- As missões jesuíticas – pág. 22
- A vida nas missões – pág. 22

Agora é sua vez
1. Faça um breve resumo sobre a Companhia de Jesus na América portuguesas.
2. O que você entendeu por missões jesuíticas
3. Explique com suas palavras a vida nas missões

5ª AULA
Conteúdos: As missões jesuíticas
- Os jesuítas e a escravidão dos indígenas

Atividade no livro do aluno – pág. 23

6ª AULA
Conteúdos: A crise e rebeliões na Colônia
- O império encolhe – pág. 24
- As reações na colônia – pág. 24

Agora é sua vez
1. Explique o motivo que levou a Coroa Portuguesa tomar diversas medidas.
2. Relate as reações na colônia após a tomada de decisão da Coroa.

7ª AULA
Conteúdos: A crise e rebeliões na Colônia
- A Revolta de Beckman – pág. 25
- A Guerra dos Mascates – pág. 25

Agora é sua vez
Descreva de forma sucinta a Revolta de Beckman e a Guerra dos Mascates.

8ª AULA
Conteúdos: As missões jesuíticas
- Crise e rebeliões na Colônia

Atividade no livro do aluno – pág. 26

9ª AULA
Conteúdo: Ruínas de São Miguel

Atividade no livro do aluno – pág. 27

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários e aula informatizada.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.


Plano de Aulas do mês de FEVEREIRO - 8º ANO



1ª AULA

Conteúdo: A importância de estudar História

  • Estudar história serve para aumentar cada vez mais o que sabemos à respeito de todas as áreas do conhecimento humano.
  • O registro do que aconteceu no passado permite que nós possamos desenvolver idéias.
  • É através da leitura da história que a evolução do conhecimento acontece.
  • A história nos mostra a nossa origem e das coisas.
  • Fala do porque o mundo hoje é do jeito que é; as causas de eventos pelo mundo inteiro estão no passado, que só é revelado pela história.
Agora é com você
1. Você gosta da disciplina de História?
2. Qual a importância de estudar “História”?
3. Como você gostaria que fossem as aulas de história?

2ª AULA
Conteúdo: O que é História e para que serve?

O que é História?
  • É a ciência que estuda o passado!
  • É tudo o que aconteceu desde que o homem começou a escrever a sua história.
  • É o estudo do homem no tempo,
  • É o registro escrito dos eventos que aconteceram com o homem e com todo o ambiente à sua volta ao longo dos tempos.
Para que serve o estudo da História?
  • Serve para nós não cometermos os mesmos erros do passado e para entender o processo de evolução cultural do ser humano.
  • Tudo se pode explicar à luz da História.
  • E como ciência vai-se sempre acrescentando mais e mais.
  • Possibilita-nos entender o nosso presente, pois os nossos ancestrais são os percussores dos acontecimentos atuais. Não é possível entender o homem atual sem compreender o que nos fez chegar até aqui.
  • Em muitas situações a História dialoga com outras áreas do conhecimento humano (sociologia, filosofia, economia, antropologia...) para cumprir sua tarefa de analisar o PROCESSO HUMANO NO TEMPO.
Agora é com você
1. O que é história?
2. Para que serve?
3. Qual o tema que você gostaria que fosse abordado na aula de história?

3ª AULA
Conteúdo: A expansão da América portuguesa
  • O reino português existia desde 1139. Surgiu, juntamente com outros quatro remos cristãos no atual território da Espanha, durante a guerra de Reconquista, movida pela nobreza para expulsar os árabes da península Ibérica.
  • Mas Portugal foi um reino tipicamente feudal, em que o poder era partilhado por inúmeras autoridades locais.
  • O reino português possuía uma tradição marítimo-comercial em função de sua localização geográfica: estava voltado para o oceano Atlântico.
  • No século XIV, ao tornar-se o primeiro Estado moderno da Europa com o apoio de sua burguesia mercantil, Portugal reunia condições necessárias para entrar na grande aventura da expansão marítima.
  • Ao longo do século XV, os portugueses foram conquistando posições na costa oeste da África.
  • Em 1498, o navegador português Vasco da Gama contornou o continente africano e, navegando através do oceano Indico, atingiu a Índia, no Oriente.
  • A partir desse momento, os interesses da burguesia portuguesa voltaram-se para a organização de um Império Colonial no Oriente, que lhe garantisse o monopólio do comércio de especiarias frente a outros concorrentes e em substituição aos mercadores italianos.
  • Em 1500, os navegantes portugueses comandados por Pedro Álvares Cabral atravessaram o Atlântico e ancoraram suas caravelas em terras até então desconhecidas.
  • Acabavam de descobrir o que viria a ser nosso país. Foi assim que o Brasil entrou na história da Europa ocidental.
  • Colonização do Brasil é o nome do processo de povoamento, exploração e dominação realizado pelos portugueses a partir do século XVI nas atuais terras brasileiras.
Agora é sua vez
1. Comente sobre a expansão da América portuguesa

4ª AULA
Conteúdo: A conquista do sertão
  • Foi a partir do século XVII que as terras do interior do Brasil passaram a ser rotineiramente exploradas.
  • O desbravamento e povoação dessas terras foram iniciados por expedições pioneiras chamadas de Entradas e Bandeiras.
  • As chamadas Entradas tinham a finalidade de expandir o território, eram financiadas pelos cofres públicos e com o apoio do governo colonial em nome da Coroa de Portugal, ou seja, eram expedições organizadas pelo governo de Portugal.
  • As Bandeiras eram iniciativas de particulares, associados ou não, que com recursos próprios buscavam obtenção de lucros. Ou seja, eram expedições organizadas por bandeirantes.
  • As Entradas e Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas minerais, tais como ouro, prata e pedras preciosas.
  • Objetivavam também caçar e apresar índios para escravizá-los.
  • As Entradas tiveram início logo após a descoberta do Brasil.
  • Em 1504, Américo Vespúcio organizou uma Entrada composta por trinta homens que partiu de Cabo Frio e penetrou no sertão.
  • Martim Afonso de Souza organizou duas Entradas. A primeira foi composta por quatro homens, saiu da Guanabara e permaneceu no interior por cerca de dois meses. A segunda foi composta por cerca de 80 homens e chefiada por Pedro Lobo. Saiu da ilha de Cananéia (no atual estado de São Paulo) e jamais retornou.
  • Após o estabelecimento do Governo-Geral, as Entradas passaram a ser organizadas com maior freqüência, mas restringiram-se a explorar o interior da Bahia e de Minas Gerais.
  • Houve três tipos de bandeiras: as de tipo apresador, para a captura de índios e vender-los como escravos; as de tipo prospector, voltadas para a busca de pedras ou metais preciosos e as de sertanismo de contrato, para combater índios e negros.
Agora é sua vez
1. Com base no texto, informe os seguintes fatos:
a) Século que as terras brasileiras foram exploradas:
b) Nome das expedições:
c) Finalidade das Entradas:
d) Quem financiava as Entradas:
e) Quem financiava as Bandeiras:
f) Objetivos das Entradas e Bandeiras:
g) Inicio das Entradas:

2. O que fez:
a) Américo Vespúcio:
b) Martim Afonso:

3. Responda:
a) Quais os três tipos de bandeiras?
b) Qual a finalidade de cada bandeira?

5ª AULA
Conteúdo: As bandeiras partiram de São Paulo
  • S. Paulo era uma cidade pobre do interior, distante do açúcar, dos rebanhos e do pau-brasil. Sua cultura de subsistência baseava-se no trabalho dos índios, separada do litoral pela muralha da serra do Mar, a cidade voltava-se para o sertão.
  • Os paulistas iam à 'caça ao índio', pelo interior, navegando pelo rio Tietê e afluentes.
  • As expedições de apresamento (ou pré-ação) começaram em 1562, quando João Ramalho atacou as tribos do vale do rio Paraíba.
  • No século XVII, a ocupação holandesa no Nordeste, mantendo o controle sobre os mercados africanos, interrompeu o tráfico negreiro.
  • Os colonos buscaram então o trabalho indígena, elevando os preços do escravo índio.
  • O bandeirismo de pré-ação tornava-se uma atividade altamente rendosa. Os jesuítas tinham fundado missões no interior, onde viviam milhares de nativos já acostumados ao trabalho agrícola. O que despertou a cobiça dos bandeirantes.
Agora é sua vez
1. O que você entende por bandeirismo de pré-ação?

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto e exercícios diários.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas

Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.