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7º ANO 2011

Plano de Aulas do mês de SETEMBRO


O ENCONTRO DOS DOIS MUNDOS


1. PLANO DE AULA
Conteúdo: O nascimento das monarquias nacionais
Interesses no fortalecimento dos reis – 128 a 131

Atividades
1. A centralização do poder monárquico atingiu seu ponto culminante com o absolutismo, regime político em que o rei concentrava grande poder em suas mãos. Explique o interesse no fortalecimento dos reis.
2. Quais as razões que levaram os senhores feudais apoiaram os reis?
3. Quais os grupos principais da nobreza europeia da chamada Idade Moderna? Comente cada uma.
4. Explique a política mercantilista.
5. Cite e comente as medidas que receberam o nome de mercantilismo.
6. Faça um breve texto sobre a aliança entre o rei, a burguesia e parte da nobreza.
7. Quem estava contra a centralização do poder real? E por quê?
8. O que fez o Rei para consolidar seu poder sobre vastas regiões?
9. O crescente fortalecimento do poder real atingiu o ponto culminante no século XVII, com o regime absolutista. Comente.
10. Para justificar o poder absoluto dos reis sobre todo o reino seria necessária uma base teórica, por isso Thomas Hobbes e Jacques Bossuet se destacaram. Estabeleça a diferença no pensamento desses dois teóricos.

2. PLANO DE AULA
Conteúdo: O Estado absolutista

Atividade do livro - Pág. 130

3. PLANO DE AULA
Conteúdo: A expansão marítima portuguesa.
O pioneirismo português – pag. 132 a 133

Atividade
1. Movidos por interesses comerciais e religiosos, os portugueses lançaram-se as grandes navegações. Faça um breve texto sobre o pioneirismo português.
2. Explique o desenvolvimento do comércio e pesca em Portugal no período da centralização política.
3. Faça um pequeno texto sobre o início da expansão portuguesa.
4. Sintetize o texto “O caminho para as Índias”.
5. Qual foi o episodio que marcou o inicio da expansão marítima portuguesa?
6. O que obrigou os portugueses a intensificar suas viagens oceânicas? Explique.

4. PLANO DE AULA
Conteúdo: Controvérsias sobre o “descobrimento”

Atividade do livro - Pág. 135

5. PLANO DE AULA
Conteúdo: A expansão marítima espanhola
Chegar ao Oriente viajando pelo Ocidente – 136 a 137

Atividade:
1. Resuma o texto “Chegar ao Oriente viajando pelo Ocidente”.
2. Após os exércitos espanhóis terem expulsado os mouros, os reis Fernando e Isabel decidiram financiar uma expedição marítima ao Oriente. Escreva sobre o assunto.
3. Faça um relato sobre as viagens de Cristóvão Colombo.

6. PLANO DE AULA
Conteúdo: O projeto de Colombo

Atividade do livro - Pág. 137

7. PLANO DE AULA
Conteúdo: Novas expedições – 138 a 139

Atividade
1. Faça uma relação com os nomes, locais e datas das novas expedições financiadas pelo Coroa espanhola.
2. Relate sobre a viagem de Fernão de Magalhães.
3. Quem assumiu a expedição após a morte de Fernão Magalhães? Comente.

8. PLANO DE AULA
Conteúdo: O nascimento das monarquias nacionais – 128 a 139

Atividade do livro - Pág. 140

9. PLANO DE AULA
Conteúdo: Palácio de Versalhes: um símbolo do absolutismo.

Atividade do livro - Pág. 141

10. PLANO DE AULA
Conteúdo: América: terra de grandes civilizações
Diversidade cultural – 142 e 143

Atividade
1. Resuma o texto “Diversidade cultural”
2. Cite as características das civilizações que se desenvolveram no continente americano muito antes da conquista europeia.
3. Explique como aconteceu o desenvolvimento na Mesoamérica.
4. Comente sobre o desenvolvimento da América do Sul.
5. Descreva como as populações da América do Sul enfrentaram o problema da diversidade geográfica.

11. PLANO DE AULA
Conteúdo: A civilização asteca
Os astecas formam um grande império – 144 e 146

Atividade
1. Como os astecas formaram um grande império?
2. Descreva o império dos astecas.
3. Relate sobre as atividades econômicas dos astecas.
4. Explique como era a educação na sociedade asteca segundo mostra o Codex.
5. Como era a educação asteca para os meninos e para as meninas?
6. Explique os termos: “calmecac e telpochcalli”
7. Comente sobre a religião dos astecas.
8. Faça um pequeno texto sobre a arte dos astecas.
9. Descreva o calendário asteca.

12. PLANO DE AULA
Conteúdo: A civilização inca
Os incas - 147

Atividade
1. Descreva os incas e seu império.
2. Faça um breve texto sobre a dominação política dos incas.
3. Como eram as terras do Império Inca?
4. Relate sobre as atividades econômicas dos incas.
5. Como era a composição das elites incaicas?
6. Relate sobre a cidade de Machu Picchu.
7. Faça um breve texto sobre a astronomia inca.

13. PLANO DE AULA
Conteúdo: Os metais na América pré-colombiana – 150 e 151

Atividade do livro - Pág. 151

14. PLANO DE AULA
Conteúdo: América: terras de grandes civilizações - 142

Atividade do livro 152

15. PLANO DE AULA
Conteúdo: Os túneis de Copán

Atividade do livro 153

16. PLANO DE AULA
Conteúdo: A enigmática civilização maia – 154 a 156

Atividade

1. Faça um breve texto sobre o desenvolvimento e a história da civilização maia.
2. Como viviam os maias em relação à política e religião?
3. Como era estruturada a sociedade maia?
4. Explique as atividades econômicas dos maias.
5. Resuma o texto “Os senhores do tempo”.
6. Descreva as origens de Tikal.
7. Resuma a história da cidade de Tikal.
8. Porque a cidade de Tikal recebe a expressão “Uma cidade voltada para o céu”?

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.

Plano de Aulas do mês de AGOSTO

MUDANÇAS NA ARTE E NA RELIGIÃO - UNIDADE 4

1ª AULA
Conteúdo: A cultura humanista do Renascimento
Uma nova visão de mundo – pág. 100

AGORA É SUA VEZ
1. O que foi o movimento renascentista?
2. O que relacionava o movimento renascentista? Explique.
3. O humanismo foi um movimento intelectual do Renascimento que posicionou o homem no centro do mundo. Explique.

2ª AULA
Conteúdo: O Renascimento - Pág. 100

AGORA É SUA VEZ
1- Qual seria o sentido da expressão “Renascimento”?
2- Como os historiadores hoje avaliam o Renascimento?
3- Por que, segundo o texto, o uso desse termo seria equivocado?

3ª AULA
Conteúdo: Os valores humanistas – 101/102

AGORA É SUA VEZ
1. Quais as características que resumem os valores humanistas?
2. Faça um breve texto sobre essas características.
3. Resuma o texto que fala sobre os novos meios de divulgação.
4. Quais os dois fatores que contribuíram para o desenvolvimento do humanismo?
5. O estudo dos autores da Antiguidade clássica favoreceu importantes avanços no conhecimento. Cite e comente cada um desses conhecimentos.
6. Que efeito e conseqüência teve o avanço no conhecimento.

4ª AULA
Conteúdo: A arte do Renascimento
A prática do mecenato – pág. 103


AGORA É SUA VEZ
1. Explique o termo “mecenas”.
2. O que representava para os mecenas o financiamento das obras de arte? Comente.
3. O movimento renascentista se difundiu por outras regiões da Europa, apesar das especificidades de cada local, algumas características foram comuns. Cite e comente cada uma dessas características.
4. Relate sobre a pintura no movimento renascentista.

5ª AULA
Conteúdo: O Renascimento na Península Itálica – pág. 104 /105

AGORA É SUA VEZ
1. Quais são as três etapas do Renascimento na Itália.
2. Comente sobre o renascimento em Florença.
3. Quais os artistas que se destacaram no período do quatrocento?
4. Cite uma característica que representa os artistas: Botticelli, Donatello e Brunelleschi.
5. Como ocorreu a transferência do renascimento para Roma?
6. Quais os artistas que se destacaram no cinquecento?
7. Cite uma característica de Michelângelo, Rafael e Leonardo da Vinci.
8. Faça um resumo sobre a expansão do renascimento.

6ª AULA
Conteúdo: As escolas pictóricas - Pág. 106/107

ATIVIDADE DO LIVRO

7ª AULA
Conteúdo: A cultura humanista e a arte do renascimento

ATIVIDADE DO LIVRO - Pág. 108

8ª AULA
Conteúdo: Do livro impresso ao livro virtual

ATIVIDADE DO LIVRO - Pág. 109

9ª AULA
Conteúdo: A reforma protestante
A crise religiosa – pág. 110


AGORA É SUA VEZ
1. Conte como ocorreu a crise na religião durante a Idade Média.
2. Em que se concentravam as criticas contra a igreja?
3. Essas críticas tiveram êxito? Explique
4. Conte como começou a Reforma Protestante.

10ª AULA
Conteúdo: A reforma protestante
A doutrina da Reforma – pág. 111/112

AGORA É SUA VEZ
1. Quais os três pontos principais da doutrina luterana?
2. Faça um breve texto sobre Martinho Lutero.
3. Quais os movimentos reformadores que sugiram com a reforma Luterana?
4. Resuma a doutrina calvinista.
5. Resuma a doutrina
6. Por que protestante?

11ª AULA
Conteúdo: A Contrarreforma
A reforma Católica – 113 a 115


AGORA É SUA VEZ
1. Resuma a reforma católica.
2. O Concilio de Trento tinha a finalidade de decidir a respeito da doutrina e da administração geral da Igreja Católica. Explique como ocorreu o Concílio de Trento e qual seu desfecho.
3. Quais foram os meios que a igreja católica utilizou para conter o protestantismo e alcançar novos fiéis. Comente cada um.
4. Esses meios foram eficientes? Justifique.
5. Conte como ocorreu a divisão da cristandade na Europa.
6. Na França, como ocorreu a divisão entre católicos e protestantes?
7. O que desencadeou essa divisão religiosa? E qual seu desfecho?
8. Explique como sucedeu as tensões entre católicos e calvinistas.
9. Estabeleça a diferença, no que diz respeito à salvação dos homens, entre a doutrina calvinista, a católica e a luterana.

12ª AULA
Conteúdo: Reforma e Contrarreforma

ATIVIDADE DO LIVRO - Pág. 116

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.


Plano de Aulas do mês de JULHO

1ª AULA Conteúdo: O saber e as artes – pág. 82/83

Agora é sua vez
1. Após ler o texto “A razão e a fé” qual seu entendimento sobre o assunto?
2. Faça um breve texto sobre o saber e a universidade.
3. A literatura do final da Idade Média apresentou temas e formas bastante variados. Explique.
4. Cite a grande obra literária do fim da Idade Média e comente.
5. Escreva um pequeno texto sobre Bocaccio.

2ª AULA
Conteúdo: Os estilos arquitetônicos da Idade Média – pág. 84/85

ATIVIDADE DO LIVRO – pág. 85

3ª AULA
Conteúdo: Os sinais da crise: a peste negra e a grande fome – pág. 86/87

Agora é sua vez
1. No século XIV, a fome e a peste e abalaram as estruturas da Europa. Relate sobre a origem da epidemia.
2. Como ocorreu a propagação da peste negra.
3. A grande fome, como se propagou?
4. Relacione as conseqüências da peste negra.

4ª AULA
Conteúdo: As revoltas no campo e nas cidades. – pág. 88/90

Agora é sua vez
1. Faça um pequeno texto mencionando as revoltas camponesas frente às dificuldades do século XIV que tornaram evidentes e explosivos os novos conflitos sociais.
2. Elabore um texto sobre o movimento “as Jacqueries”.
3. Nas cidades europeias também ocorreram várias revoltas na época. Comente sobre os conflitos urbanos.
4. Quais os fatores que desestabilizaram o feudalismo? Como foi a reação dos nobres e do clero diante de tal fato?
5. Qual foi o grupo social mais favorecido com a desestabilização do feudalismo e por quê?
6. Como ficaram os camponeses com a desestabilização do feudalismo?

5ª AULA
Conteúdo: O saber e as artes, os sinais das crises e as revoltas no campo e nas cidades.

ATIVIDADE DO LIVRO - pág. 90

6ª AULA
Conteúdo: Os saltimbancos – pag. 91.

ATIVIDADE DO LIVRO

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro, elaboração de trabalhos individuais e em dupla, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar e será realizada a aplicação de uma prova escrita.

Plano de Aulas do mês de JUNHO

1ª AULA
Conteúdo: MUDANÇAS NA EUROPA
Mudanças no campo e nas cidades – pág. 72 a 74

Agora é sua vez
1. Cite e comente as inovações que ocorreram a partir do século X, que transformaram o feudalismo europeu.
2. O que originou o excedente agrícola? E qual a conseqüência?
3. Porque as pessoas nesse período se dedicaram ao comercio e ao artesanato?
4. O que surgiu com o aumento da população urbana?
5. Na produção artesanal havia os mestres de oficio, os aprendizes e os jornaleiros. Comente sobre cada um.
6. Como era a organização dos artesãos de um modo geral?
7. Relate sobre as pessoas que habitavam nas cidades.
8. Descreva a cidade feudal como centro de trocas.

2ª AULA
Conteúdo: As cruzadas – pág. 75/76

Agora é sua vez
1. Descreva as cruzadas.
2. Quais as motivações econômicas e políticas que desencadeou as cruzadas?
3. Quais as motivações religiosas em relação às cruzadas?
4. Qual seu entendimento sobre a cruzada, após ler o texto?
5. Quais os resultados das Cruzadas?
6. Relacione os fatores que as Cruzadas contribuíram para acelerar as mudanças que ocorriam na Europa.

3ª AULA
Conteúdo: O nascimento das Ordens Militares – pág. 77

Atividade do livro – pág. 77

4ª AULA
Conteúdo: A formação dos Estados europeus modernos – pág. 78/79

Agora é sua vez
1. Quais as mudanças no século XI, que levaram várias regiões da Europa iniciar o processo de formação dos Estados modernos?
2. Elabore um texto sobre a reconquista da Península Ibérica.
3. Relate sobre a formação de Portugal.
4. Como ocorreu a centralização da França?
5. Descreva a centralização do poder na Inglaterra e os limites do rei.
6. Relate seu conhecimento sobre a guerra dos cem anos.

5ª AULA
Conteúdo: Mudanças no campo e nas cidades, as cruzadas e a formação dos Estados europeus modernos.

Atividade do livro - pág. 80

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.

Plano de Aulas do mês de MAIO
 
1ª AULA
Conteúdo: O nascimento e a expansão do islã
- Os sucessores do profeta – pág. 45

AGORA É SUA VEZ
1. Faça um pequeno texto sobre os sucessores do profeta.
2. Quem foi escolhido para suceder Maomé?
3. Fale sobre o califado de Omar e a dinastia Omíada.
4. O que impediu dos mulçumanos dominarem toda Europa?
5. No século VIII, a família dos Omíadas foi substituída. Faça um breve relato sobre o assunto.

INFORMAÇÃO:
• Califa é titulo de soberano mulçumano;
• Califado é o tempo que um califa governa
• Dinastia é uma série de soberanos pertencentes a uma mesma família• Mulçumanos é o seguidor do islã, portanto existem muçulmanos que não são árabes, assim como árabes que não são mulçumanos.
• Árabe é um conjunto de povos de origem semita que habitava a Península Arábica. Com a expansão islâmica, iniciada no século VII, os árabes se espalharam pelo Oriente Médio e pelo norte da África.

2ª AULA
Conteúdo: Economia e cultura
- A economia no Império Muçulmano – pág. 46

AGORA É SUA VEZ
1. Como foi desenvolvida a economia no Império Muçulmano?
2. Cite os tipos de mercadorias comercializadas pelos muçulmanos.
3. Em que territórios os Árabes intermediavam as trocas comerciais e culturais?
4. Comente sobre os artesanatos produzidos pelos muçulmanos.
5. O que possibilitou aos muçulmanos diante de sua riqueza? Comente.

3ª AULA
Conteúdo: Economia e cultura
- A cultura no mundo muçulmano – pág. 46/47/48

AGORA É SUA VEZ
1. Faça um breve relato sobre a cultura no mundo muçulmano.
2. Com a difusão da nova cultura houve importantes progressos técnicos e científicos.
Cite-os e comente cada um.
3. Que características apresentavam a população urbana?
4. Que tipos de comerciantes existiam nas cidades?

4ª AULA
Conteúdo: A África dos reinos ocidentais
- A África antes dos europeus – pág. 52
- O Reino de Gana: A terra do ouro – pág. 53
- As caravanas do comercio transaariano – pág. 54

AGORA É SUA VEZ
1. Porque a história da África não pode ser pensada somente a partir do contato com o mundo ocidental?
2. Descreva a África a partir do ano 1000.
3. Comente sobre a situação econômica das sociedades africanas.
4. Faça um breve texto sobre o Reino de Gana.
5. Explique o comercio transaariano.
6. Qual a importância do camelo no comercio transaariano?
7. Relacione os produtos comercializados em Gana.
8. Descreva a história de Gana contada pelos árabes viajantes.

5ª AULA
Conteúdo: A África dos reinos ocidentais
- O Império do Mali – pág. 55
- As cidades as margens do Níger – pág. 56

AGORA É SUA VEZ
1. Como era o império do Mali?
2. Explique o relato dos viajantes árabes os governantes do império Mali.
3. Quem era Mali? Explique.
4. Explique a importância do comercio transaariano.
5. Qual a importância do rio Níger? Explique.
6. Qual foi a atitude do rei Mansa Musa, em relação ao Reino do Mali?
7. Elabore um pequeno texto sobre a cidade de Timbuctu.

6ª AULA
Conteúdo: A África dos reinos ocidentais
Os reinos iorubas: Ifé e Benin – pág. 57/58

AGORA É SUA VEZ
1. De acordo com o texto comente sobre os reinos iorubás.
2. Quais as características do Reino do Ifé?
3. Descreva a formação do Reino do Benin.
4. As esculturas de bronze de Ifé contribuíram para o Reino de Ifé tornar-se famoso. Explique.
5. Após ler o texto “As placas do Benin”, comente seu entendimento.

7ª AULA
Conteúdo: Um reino cristão na África oriental
- O Reino de Aksum – pág. 59

AGORA É SUA VEZ
1. Faça um resumo sobre o Reino de Aksum.
2. Explique o isolamento do Reino Aksum.

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.

Plano de Aulas do mês de ABRIL


1ª AULA

Conteúdo: Os vikings

Atividade no livro – pág. 23


2ª AULA
Conteúdo: O feudalismo na Europa
- Do beneficio ao feudo – pag. 24
- A sociedade feudal – pag. 24

AGORA É SUA VEZ
1. Explique com suas palavras o termo “feudalismo”
2. O que é sociedade feudal segundo Adalberón de Laon?

3ª AULA
Conteúdo: O feudalismo na Europa
- Os leigos no meio rural: senhores e camponeses – pag. 25
- Os leigos nas cidades: mercadores, artesãos – pag. 26
- Os clérigos nos campos e nas cidades – pag. 26

AGORA É SUA VEZ
1. Explique a formação dos grupos de leigos no meio rural.
2. Comente sobre os leigos nas cidades.
3. Descreva sobre os clérigos nos campos e nas cidades.

4ª AULA
Conteúdo: O feudalismo na Europa
- Os mosteiros medievais

ATIVIDADE DO LIVRO – pag. 27

5ª AULA
Conteúdo: A economia feudal
- Uma economia de base agrária – pag. 28\29

AGORA É SUA VEZ
1. Comente sobre a economia feudal.
2. Como era a organização do senhorio?
3. Relate sobre a agricultura e o trabalho servil.
4. Explique com suas palavras o comercio e o artesanato.

6ª AULA
Conteúdo: O ensino e a cultura na Europa feudal.
- O renascimento Carolíngio. – pag. 30\31

AGORA É SUA VEZ
1. Como se desenvolveu o renascimento Carolíngio?
2. Explique as transformações no ensino.
3. Sintetize o texto: A literatura medieval: do oral ao escrito.
4. Faça um breve comentário sobre as novelas de cavalaria.

7ª AULA
Conteúdo: MUNDOS ALÉM DA EUROPA
- A Arábia e os árabes
- A Península Arábica - pág. 42
- O deserto e as tribos nômades – pág. 42

AGORA É SUA VEZ
1. Comente sobre a origem dos povos árabes.
2. Cite a divisão geográfica da Península Arábica.
3. O que marcou essa diferença geográfica?
4. Como é até hoje uma a Península Arábica?
5. Explique como vivia os grupos humanos que habitavam o deserto da Península Arábica.

8ª AULA
Conteúdo: A Arábia e os árabes
- A costa e as cidades – pág. 43
- Meca e a religião dos antigos árabes – pág. 43

AGORA É SUA VEZ
1. Explique o termo “Arábia Feliz”.
2. Como os vilarejos se tornaram cidades?
3. Comente sobre a principal atividade praticada pelos árabes.
4. Qual a religião dos povos árabes até o século VII? Comente.
5. Elabore um pequeno texto sobre a Caaba.

9ª AULA
Conteúdo: O nascimento e a expansão do islã
- Nasce um profeta – pág. 44
- Nasce uma religião e um Estado – pág. 44

AGORA É SUA VEZ
1. Após ler o texto “Nasce um profeta”, explique com suas palavras como surgiu a nova religião.
2. Como se chama a nova religião, qual a origem e quem a segue?
3. No seu entendimento, como surgiu uma nova religião e um Estado?
4. Como foi que Maomé conseguiu unir varias tribos?
5. Para os seguidores do islã, a obra de Maomé é entendida como uma revolução religiosa. Explique.

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários, aula informatizada e produção de texto.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas.
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar. Haverá uma auto-avaliação e um exercício para verificação de aprendizagem com questões objetivas e subjetivas abrangendo o conteúdo vivenciado.


Plano de Aulas do mês de MARÇO

 1ª AULA
Conteúdos: Os germânicos entram no mundo romano -
A ruralização da sociedade e os hunos – pág. 13
  • Em 476, chega ao fim o Império Romano do Ocidente, após a invasão de diversos povos bárbaros, entre eles, visigodos, vândalos, burgúndios, suevos, saxões, ostrogodos, hunos etc.
  • Era o fim da Antiguidade e início de uma nova época chamada de Idade Média.
  • Os Hunos eram um povo de raça amarela originários do centro asiático.
  • Os mais temidos de todos os povos bárbaros.
  • São considerados os principais responsáveis pela Queda de Roma, pois empurrou para dentro de Roma as tribos germânicas que quebraram a unidade do Império.
  • O primeiro alvo dos hunos foi a capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla.
  • A capital romana do Oriente só não caiu diante da ferocidade dos hunos por que o Imperador Bizantino Teodósio II concordou com o pagamento de um grande tributo em ouro para Átila.Achando pouca a pilhagem adquirida em Constantinopla, Átila rumou com seus guerreiros em direção ao coração do Império Romano, Roma.
  • Roma só não foi destruída porque o Papa Leão propôs a Átila um pagamento em ouro
Agora é sua vez
1. O que quer dizer “ruralização da sociedade”
2. Faça um breve resumo sobre os hunos.

2ª AULA
Conteúdos: Os germânicos entram no mundo romano
A prática do colonato – pág. 13
Como o guerreiro se tornava rei – pág. 14
As realezas germânicas – pág. 14

Agora é sua vez.
1. Após a leitura do texto acima relate seu entendimento sobre a prática do colonato.
2. Qual a importância da guerra na vida dos povos germânicos?
3. O que você entende por comitatus e butim?
4. O que você entende por “direito consuetudinário”.
5. Descreva o ordálio.

3ª AULA
Conteúdos: Os germânicos entram no mundo romano
Os germânicos e a Idade Média

ATIVIDADE NO LIVRO DO ALUNO- pág. 16

4ª AULA
Conteúdos: Os germânicos e a Idade Média.
- A arte nos reinos germânicos – pág. 17

Agora é sua vez
Atividade do livro – pág. 17

5ª AULA
Conteúdos: Os francos e o Império Cristão
- A dinastia merovíngia – pág. 18
- Os modormos do palácio – pág. 19
- Alianças entre reis e papas – pág. 19

AMPLIANDO O CONHECIMENTO
  • A história do Reino Franco foi desenvolvida sob duas dinastias:
-Dinastia dos Merovíngios ( século V ao século VIII ) e
-Dinastia dos Carolíngios ( século VIII ao século IX ).

OS MEROVÍNGIOS.
  • O unificador das tribos francas foi Clóvis (neto de Meroveu, um rei lendário que dá nome a dinastia).
  • Em seu reinado houve uma expansão territorial e a conversão dos Francos ao cristianismo.
  • A conversão ao cristianismo foi de extrema importância aos Francos ¬que passam a receber apóio da Igreja Católica; e para a Igreja Católica que terá seu número de adeptos aumentado, e contará com o apóio militar dos Francos.
  • Com a morte de Clóvis, inicia-se um período de enfraquecimento do poder real, o chamado Período dos reis indolentes.
  • Neste período, ao lado do enfraquecimento do poder real haverá o fortalecimento dos ministros do rei, o chamado Mordomo do Paço (Major Domus).
  • Entre os Mordomos do Paço, merece destaque: Pepino d'Herstal, que tornou a função hereditária; Carlos Martel, que venceu os árabes na batalha de Poitiers, em 732 e Pepino, o Breve, o criador da dinastia Carolíngia.
  • A Batalha de Poitiers representa a vitória cristã sobre o avanço muçulmano na Europa. Após esta batalha, Carlos Martel ficou conhecido como "o salvador da cristandade ocidental".
OS CAROLÍNGIOS
  • Dinastia iniciada por Pepino, o Breve.
  • O poder real de Pepino foi legitimado pela Igreja, iniciando-se assim uma aliança entre o Estado e a Igreja - muito comum na Idade Média, bem como o início de uma interferência da Igreja em assuntos políticos.
  • Após a legitimação de seu poder, Pepino vai auxiliar a Igreja na luta contra os Lombardos.
  • As terras conquistadas dos Lombardos foram entregues à Igreja, constituindo o chamado Patrimônio de São Pedro.
  • A prática de doações de terras à Igreja irá transformá-la na maior proprietária de terras da Idade Média.
  • Com a morte de Pepino, o Breve e de seu filho mais velho Carlos Magno, o poder fica centrado nas mãos de Carlos Magno.
Agora é sua vez
1. Comente sobre a dinastia merovíngia.
2. Qual a importância dos mordomos do palácio?
3. Faça um breve texto sobre as alianças entre reis e papas.

6ª AULA
Conteúdos: Os francos e o Império Cristão
- Carlos Magno foi coroado imperador – pág. 19
- A administração do império de Carlos Magno – pág. 20
- A fragmentação do império e o inicio do feudalismo – pág. 20

AMPLIANDO O CONHECIMENTO: O IMPÉRIO CAROLÍNGIO.
  • Carlos Magno ampliou o Reino Franco por meio de uma política expansionista.
  • O Império Carolíngio vai compreender os atuais países da França, Holanda, Bélgica, Suíça, Alemanha, República Tcheca, Eslovênia, parte da Espanha, da Áustria e Itália.
  • A Igreja Católica, representada pelo Papa Leão III, vai coroá-lo imperador do Sacro Império Romano, no Natal do ano 800.
  • O vasto Império Carolíngio será administrado através das Capitulares, um conjunto de leis imposto a todo o Império.
  • O mesmo será dividido em províncias: os Condados, administrados pelos condes; os Ducados, administrados pelos duques e as Marcas, sob a tutela dos marqueses.
  • Condes, Duques e Marqueses estavam sob a vigilância dos Missi-Dominici funcionários que em nome do rei inspecionavam as províncias e controlavam seus administradores.
  • A prática do beneficio que consistia na doação de terras a quem prestasse serviços ao rei, tendo para com ele uma relação de fidelidade. Quem recebesse o benefício não se submetia à autoridade dos missi-dominici.
  • Tal prática foi importante para a fragmentação do poder nas mãos de nobres ligados à terra em troca de prestação de serviços -a origem do FEUDO.
DECADÊNCIA DO IMPÉRIO CAROLÍNGIO.
  • Com a morte de Carlos Magno, em 814, o poder vai para seu filho Luís, o Piedoso, o qual conseguiu manter a unidade do Império.
  • Com a sua morte, em 841, o Império foi dividido entre os seus filhos. A divisão do Império ocorreu em 843, com a assinatura do Tratado de Verdun estabelecendo que:
- Carlos, o Calvo ficasse com a parte ocidental (a França atual);
- Lotário ficasse com a parte central (da Itália ao mar do Norte) e
- Luís, o Germânico ficasse com a parte oriental do Império.
  • Após esta divisão, outras mais ocorrerão dentro do que antes fora o Império Carolíngio. Estas divisões fortalecem os senhores locais, contribuindo para a descentralização política que, somada a uma onda de invasões sobre a Europa, à partir do século IX (normandos, magiares e muçulmanos ) contribuem para a cristalização do feudalismo.
Agora é sua vez
1. Explique com suas palavras a coroação de Carlos Magno.
2. Como foi a administração do império de Carlos Magno?
3. Explique como ocorreu a fragmentação do império de Carlos Magno?

7ª AULA
Conteúdos: Os francos e o Império Cristão
- A coroação de Carlos Magno – pág. 21

Agora é sua vez

Atividade no livro do livro – 21

8ª AULA: Os francos e o Império Cristão
ATIVIDADE NO LIVRO DO ALUNO – pág. 22

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google


CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto, exercícios diários e aula informatizada.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.


Plano de Aulas do mês de FEVEREIRO

1ª AULA

Conteúdo: A importância de estudar História
  • Estudar história serve para aumentar cada vez mais o que sabemos à respeito de todas as áreas do conhecimento humano.
  • O registro do que aconteceu no passado permite que nós possamos desenvolver idéias.
  • É através da leitura da história que a evolução do conhecimento acontece.
  • A história nos mostra a nossa origem e das coisas
  • Fala do porque o mundo hoje é do jeito que é; as causas de eventos pelo mundo inteiro estão no passado, que só é revelado pela história.
Agora é com você
1. Você gosta da disciplina de História?
2. Qual a importância de estudar “História”?
3. Como você gostaria que fossem as aulas de história?

2ª AULA
Conteúdo: O que é História e para que serve?

O que é História?
  • É a ciência que estuda o passado!
  • É tudo o que aconteceu desde que o homem começou a escrever a sua história.
  • É o estudo do homem no tempo,
  • É o registro escrito dos eventos que aconteceram com o homem e com todo o ambiente à sua volta ao longo dos tempos.
Para que serve o estudo da História?
  • Serve para nós não cometermos os mesmos erros do passado e para entender o processo de evolução cultural do ser humano,
  • Tudo se pode explicar à luz da História.
  • E como ciência vai-se sempre acrescentando mais e mais.
  • Possibilita-nos entender o nosso presente, pois os nossos ancestrais são os percussores dos acontecimentos atuais. Não é possível entender o homem atual sem compreender o que nos fez chegar até aqui.
  • Em muitas situações a História dialoga com outras áreas do conhecimento humano (sociologia, filosofia, economia, antropologia...) para cumprir sua tarefa de analisar o PROCESSO HUMANO NO TEMPO.
Agora é com você
1. O que é história?
2. Para que serve?
3. Qual o tema que você gostaria que fosse abordado na aula de história?

3ª AULA
Conteúdo: Idade Média (medieval)

  • É uma fase de transição e de adaptações da Europa.
  • A Idade Média é limitada entre o ano de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente.
  • Caracterizou-se pelo modo de produção feudal em algumas regiões da Europa.
  • É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo, que são:
TÁRTATO-MONGÓIS – grupos de origem asiática do qual descendiam os hunos e os turcos.
ESLAVOS – originários da Europa Oriental e de parte da Ásia, compreendiam os grupos que deram origem aos russos, óçacos, thecos, sérvios, bósnios e búlgaros, entre outros.
GERMANOS – povos de origem indo-europeia, como os eslavos, porém ocupantes da parte mais ocidental da Europa que fazia fronteira com o Impe´rio Romano. Deles são descendentes os francos, os visigodos, os ostrogodos, os vandalos, os anglos, os saxões, entre outros.

Agora é sua vez
1. Elabore um texto sobre a Idade Média.

4ª AULA
Conteúdo: Conhecendo o Império Romano
  • A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização.
  • Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.
  • De acordo com os historiadores, a fundação de Roma (753 a.C a 509 a.C) resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas.
  • Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris.
  • A sociedade, nesta época, era formada por patrícios ( nobres proprietários de terras ) e plebeus ( comerciantes, artesãos e pequenos proprietários ).
  • O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
  • A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes.
  • Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
  • Durante o período republicano, (509 a.C. a 27 a.C) o senado Romano ganhou grande poder político.
  • Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe.
  • A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeus por uma maior participação política e melhores condições de vida.
  • Em 367 a.C, foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado. Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas.
Agora é sua vez
1. Com base no texto, informe os seguintes fatos:
a) Mistura de povos:
b) Economia:
c) Formação da sociedade:
d) Sistema político:
e) Religião:
f) Arte:
g) Senadores:
h) Atividades executivas:

5ª AULA
Conteúdo: Os germânicos entram no mundo romano - O fim do Império Romano
  • Crise e decadência do Império Romano - Por volta do século III, o império romano passava por uma enorme crise econômica e política.
  • Entre os fatores que contribuíram para isso, estavam:
                     - O aumento dos impostos
                     - O enfraquecimento do comércio e das atividades urbanas.
                     - O crescimento do número de miseráveis entre a plebe e As desordens sociais e políticas
  • Além desses fatores, dois outros são fundamentais para se entender a decadência e a queda de Roma: a crise do escravismo e as invasões bárbaras.
  • A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano.
  • Em crise e com o exército enfraquecido, as fronteiras ficavam a cada dia mais desprotegidas.
  • No ano de 395, o imperador Teodósio resolve dividir o império em: Império Romano do Ocidente, com capital em Roma e Império Romano do Oriente (Império Bizantino), com capital em Constantinopla.
Agora é sua vez
1. Explique como ocorreu o fim do Império Romano.

FONTES: Projeto Araribá – História – Ed. Moderna
Internet: Google

CANTINHO INFORMATIVO:
Procedimentos Metodológicos: exposição dialogada, leitura de texto e exercícios diários.
Atividades Discentes: pesquisas em livro e internet, elaboração de trabalhos individuais e em grupo, participação nas aulas
Avaliação: será somativa, onde os alunos serão observados continuamente através da participação em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano escolar.