SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
EEEFM PROF.ª LUZIA SIMÕES BARTOLLINI
Professora: Luzimar Rodrigues
Disciplina: História
Série: 7º ano do Ensino Fundamental
PLANO DE CURSO
1. Ementa:
Análises/Reflexões de assuntos e problemas relacionados ao estudo das temáticas aplicadas no sétimo ano do ensino fundamental.
2. Objetivos da Disciplina:
A disciplina História, ministrada no Ensino Fundamental, tem como, principal, desafio para os alunos: refletir, analisar e problematizar a história enquanto parte integrante da vida de cada aluno, de forma a possibilitá-los uma compreensão sistemática e crítica da realidade. Portanto, o aluno deve ser conduzido pelo professor para que possa compreender o tempo histórico, as transformações e mutações da realidade. O professor, no entanto, deve ser um mediador, que ensinará o aluno a estudar de forma a poder vir a compreender a própria realidade que lhe cerca, a questionar o mundo a seu redor, a não ter preguiça de exercer o senso crítico. Dessa forma, os alunos são estimulados a utilizar questionamentos, Como? Por quê? Para que? Sendo assim, as aulas de História devem ser planejadas de acordo com o que é vivido pelos alunos, deve contextualizar os acontecimentos passados no presente, deve ser planejada em conjunto com os alunos.
3. Conteúdo Programático:
- A formação da Europa feudal
- Mundos além da Europa
- Mudanças na Europa
- Mudanças na arte e na religião
- O encontro entre dois mundos
- Espanhóis e ingleses na América
- O império ultramarino português
- O nordeste colonial
A metodologia adotada é Construtivista, através de aulas presenciais e participativas nos temas abordados dos textos sugeridos na bibliografia, os conteúdos serão introduzidos e mediados pela professora com posterior aprofundamento por meio de atividades individuais e em grupo, em sala de aula ou extraclasse.
5. Recursos:
Materiais:
Livro do aluno e xerox de textos complementares.
Outros recursos disponíveis:
Quadro, retroprojetor, transparências, sistema de vídeo, TV, data-show, internet e material impresso.
6. Critérios de Avaliação:
A avaliação será contínua no decorrer do ano letivo, levando em consideração os seguintes pontos:
- Pontualidade e participação nas aulas,
- Atividades (individuais ou em grupo) desenvolvidas em sala de aula,
- Frequência às aulas,
- Compromisso na apresentação e entrega dos trabalhos e atividades propostas,
- Avaliações individuais (fichamentos e prova escrita no final de cada unidade)
Básica:
Projeto Araribá. História. 7º ano. Organizadora: Editora Moderna. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. Editora responsável: Maria Raquel Apolinário
Complementar:
OLIVEIRA, A M de M. O Ensino da História nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental: Breves Considerações. Revista de Pedagogia- ano 3 – número 6 – Especial sobre formação de professores.
Documentos:
Parâmetros Curriculares Nacionais – MEC – Secretaria da Educação Fundação – Brasília - 1997.
Introdução.
PCNs de História – ensino fundamental.
POSTADO POR: Luzimar Rodrigues
Graduada em História
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