As sete Maravilhas do Mundo Antigo
No início da história o homem construiu belíssimas obras artistas e arquitetônicas que até hoje marca sua existência, as chamadas Maravilhas do Mundo Antigo, erguida durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se ao poeta grego Antípatro de Sídon, entre os anos de 150 a 120 a.C.
Apesar da lista ser grega, apenas uma das obras se localizava na Grécia, a Estátua de Zeus, três se encontravam na Ásia Menor, que são: o Colosso de Rodes, o Templo de Ártemis, em Éfeso, e o Mausoléu de Halicarnasso, no Egito foram duas maravilhas: as Pirâmides de Gizé e o Farol de Alexandria e no atual Iraque, pode-se admirar os Jardins Suspensos, situados na Babilônia.
Porém, com o passar do tempo seis destes admiráveis monumentos e esculturas da Antiguidade desapareceram. Umas viram ruínas, outras apenas histórias, no entanto, uma única resiste até hoje: as Pirâmides de Gizé, no Egito.
Sendo assim, nessa primeira etapa do Projeto Belezas Mil, viajaremos no passado e conheceremos as sete maravilhas do Mundo Antigo, através de pesquisa em livros e na internet, de modo que ao final dessa primeira etapa todos os alunos deverão demonstrar conhecimentos conceituais sobre a temática em pauta, produção de textos verbais e não verbais, impressos e digitais, além da exibição de vídeos com imagens e textos.
Nosso passeio segue a rota abaixo:
- As Pirâmides Gizé/Egito
- Os Jardins suspensos da Babilônia/Iraque
- A Estátua de Zeus em Olímpia/Grécia
- O Templo de Ártemis em Éfeso/Ásia Menor
- O Mausoléu de Halicarnasso/Ásia Menor
- O Colosso de Rodes/Ásia Menor
- O Farol de Alexandria/Egito
As Pirâmides do Egito
- As pirâmides no planalto de Gizé foram erguidas, pelos faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos;
- As pirâmides têm uma estrutura subterrânea composta de corredores e salas, onde a sala funerária é escavada no solo;
- A Pirâmide de Quéops é o monumento que possui aproximadamente 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em média 2,5 toneladas e com mais de 146 metros de altura;
- A Pirâmide de Quéfren mede, nos dias de hoje, 148 metros de alturas, suas paredes são menos difíceis de subir que as da grande pirâmide de Quéops;
- A Pirâmide de Miquerinos mede em cada lado da base 108 metros e 66 centímetros, perfazendo uma área ocupada de 11 mil e 807 metros quadrados, enquanto que sua altura era, originalmente, de 66 metros e 44 centímetros, sendo que hoje essa dimensão está reduzida a 62 metros e 18 centímetros;
- Estas três majestosas pirâmides foram construídas como tumbas reais para os reis Quéops, Quéfren e Miquerinos - pai, filho e neto;
- A maior delas, com 160 m de altura (49 andares), é chamada Grande Pirâmide, e foi construída cerca de 2.550 a.C. para Quéops;
- Próximo de onde foi erguido a pirâmide de Quéfren havia um conjunto rochoso, que foi aproveitado para que ele esculpisse a famosa esfinge, monumento que representa o faraó sentado em seu trono.
Vejam o vídeo construido por: Wallison, Jonas, Johnny e Mateus. Alunos do 7ºB ano do ensino fundamental.
Os Jardins suspensos da Babilônia
- Algumas histórias indicam que os jardins suspensos se levantavam por centenas de metros do chão, mas explorações arqueológicas indicam um número mais modesto, mas ainda impressionante de altura;
- As paredes exterior tinham 90 quilômetros em comprimento 28,30 metros de espessura e 97,536 metros de altura;
- O sistema de irrigação dos jardins era inédito, pois raramente chovia na cidade da Babilônia;
- Na verdade os jardins eram construídos em andares ao invés de serem suspenso, como o nome indica;
- Os canais eram feitos de tijolos para que a água não destruísse as fundações;
- A subida até o andar mais elevado era feita por escadas, e na lateral, estavam os motores de água, que sem cessar levavam a água do rio Eufrates até os Jardins;
- Há registro que as plataformas sobre as quais estavam os jardins eram grandes plataformas de pedra, cobertas por camadas de juncos, asfalto e azulejos.
Vejam o vídeo construido por: Kaline, Maciele, Isabella e Isabelly. Alunas do 8ºC ano do ensino fundamental.
A Estátua de Zeus em Olímpia
- Zeus, o rei dos deuses gregos, era apresentado em formato monumental no templo de Olímpia na Grécia;
- O artista grego Fídias ficou encarregado de produzir a imagem;
- Fídias esculpiu Zeus sentado em um trono recoberto de jóias, com as costas bem retas;
- O fato mais notável em relação a estátua, talvez fosse a expressão de Zeus;
- A lenda diz que ao concluir a estrutura, Fídias pediu a benção de Zeus, em resposta, um relâmpago atingiu o templo.
O Templo de Ártemis em Éfeso
- Templo construído em homenagem a Deusa Mãe conhecida pelos gregos como Ártemis;
- O Templo de Ártemis abrigava em seu interior uma estátua feminina de Uma deusa adorada por muitas povos da antiguidade;
- O Templo de Ártemis era o maior do mundo antigo, localizado na Ásia Menor, na Cidade de Éfeso,nos dias de hoje corresponde a uma região pertencente a Turquia;
- O Templo foi construído no século VI a.C a mando de Creso, rei da Lídia. Os historiadores da antiguidade conta que o templo demorou 200 anos para ser concluindo;
- Em 356 a.C, um maluco de nome "Heróstrato" incendiou o Templo de Artemis;
- O Templo de Ártemis possuía uma área de 175 metros de largura e 140 de comprimento. Era composto por 127 colunas em estilo jônico;
- Atualmente no lugar onde ficava o templo só existe as ruínas de uma coluna.
O Mausoléu de Halicarnasso
- O mausoléu foi uma homenagem que a rainha Artemísia II, mandou construir, em 353 a.C., para o túmulo de seu irmão e esposo, o rei Mausolo;
- A construção tinha forma retangular (40x30 metros) e 50 metros de altura, foi obra de dois arquitetos gregos Sátiro e Pítis. Era decorado com esculturas e estátuas em bronze;
- O termo "mausoléu", passou com o tempo a significar um monumento em memória dos mortos;
- O mausoléu foi destruído por um terremoto entre os séculos XI e XV;
- Partes do que restou do monumento estão no Museu Britânico, em Londres e também em Bodrum, na Turquia.
O Colosso de Rodes
- O Colosso de Rodes foi uma estátua de Hélios, deus grego do sol, constituída 292 a.C.;
- A estátua tinha trinta metros de altura, 70 toneladas e era feita de bronze, tornou-se uma das Sete Maravilhas do mundo antigo;
- Todas as embarcações que chegasse a ilha grega de Rodes, passaria obrigatoriamente sobre as pernas da estátua de Hélios, protetor do lugar;
- Na mão direita da estátua havia um farol que orientava as embarcações à noite;
- O povo de Rodes mandou construir o monumento para começar a retirada das tropas do rei macedônio Demétrio;
- O material utilizado na escultura foi obtido da fundição dos armamentos que os macedônios ali abandonaram;
- A estátua ficou em pé por 55 anos, quando um terremoto atirou para o fundo da baía de Rodes, onde ficou esquecia até a chegada dos Árabes.
O Farol de Alexandria
- O farol de Alexandria era uma torre construída em 280 a.C. na ilha de Faros para servir como um marco de entrada para o porto;
- Todo de mármore e com 120 metros de altura, pelo arquiteto grego Sóstrato de Cnidos, por ordem de Ptolomeu II, rei grego que governava o Egito;
- Ele foi construído de mármore e argamassa, e tinha três andares; assim definidos:
b) o segundo octogonal;
c) e o terceiro cilíndrico ;
- Por uma rampa em espiral chegava-se ao topo, onde à noite brilhava uma chama para guiar os navegantes;
- Os navios podiam supostamente avistar o farol a 160 quilômetros de distância;
- O farol sobreviveu a mais de 22 terremotos antes de seu colapso em 1303;
- E o conhecimento sobre ele aumentou depois que uma expedição arqueológica de mergulho em 1994 encontrou restos submersos da construção.
- Os textos aqui expostos foram pesquisados e elaborados pelos alunos das turmas de 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Luzia Simões Bartollini;
- Tivemos como fonte de pesquisa páginas do google e livro da biblioteca da escola;
- As imagens foram selecionadas pelos alunos e a montagem é da professora Luzimar Rodrigues;
- A construção dos vídeos foram criatividades dos discentes, ora mencionados;
- Porém, a realização do projeto revela a intenção de uma prática pedagógica, voltada para formação do educando como protagonista de sua ação;
- A pesquisa sobre as belezas das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, possibilitou a construção do conhecimento em coletividade, proporcionando maior autonomia nos educandos e a professora assumindo o papel de mediadora no processo.