domingo, 15 de maio de 2011

PROJETO BELEZAS MIL - 2ª ETAPA

As sete Maravilhas do Mundo Atual
         Como foi estudado na primeira parte do Projeto Belezas Mil, as maravilhas do mundo já existiam, porém faziam parte do mundo antigo, todas elas construídas antes de Cristo.
         Por esse motivo, Bernard Weber cineasta suíço, criou o projeto New Open World Corporation (NOWC), para discutir quais seriam as sete maravilhas do mundo atual.
         A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas. Ao final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público.
        Os 21 monumentos finalistas foram escolhidos por um grupo de arquitetos liderados pelo ex-diretor geral da Unesco Federico Mayor, com base nos critérios de beleza, complexidade, valor histórico, relevância cultural e significado arquitétonico.
        Os sete monumentos vencedores foram apresentados publicamente em uma cerimônia realizada no dia 7 de Julho de 2007 no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.
         Portanto, nessa segunda etapa do Projeto Belezas Mil, seguiremos viagem trilhando as sete maravilhas do Mundo Moderno, através de pesquisa em livros e na internet, de modo que ao final todos os alunos deverão demonstrar conhecimentos conceituais sobre a temática em pauta, com produção de ficha informativa e textos publicitários do monumento que foi objeto de estudo, além da divulgação entre os colegas da escola.

Nossa viagem segue a seguinte rota:
  • China – a muralha;
  • Petra – as ruínas;
  • Brasil – cristo redentor;
  • Peru – machu piccho
  • México – a piramide de Chichén Itzá;
  • Roma – o coliseu
  • Índia – taj mahal
A MURALHA DA CHINA
FICHA INFORMATIVA
1. Construída por: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Quin Shi Huangdi – primeiro imperador da China (dinastia Ch’in);
  • Han – continuou conservando e alongando;
  • Hongwu – imperador da dinastia Ming.
2. Localização: (local onde está situado)
  • Perto de Beijing – Badaling (a parte mais importante)
  • As suas diferentes partes distribuem-se entre o Mar Amarelo (litoral Nordeste da China) e o deserto de Góbi e a Mongólia (a Noroeste)
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • Defender-se dos ataques dos povos nômades do norte;
  • Transferir pessoas e armamentos de um lado para outro;
  • Transportar caravanas das cidades chinesas até o golfo pérsico
4. Período de construção: (data do inicio e/ou término)
  • Iniciou por volta de 220 a.C., levou 200 anos para ser construída, no século XVII parou definitivamente na dinastia Ming. (1368-1644)
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • Escravos e recrutas
6. Material usado: (material de construção usado)
  • Foram utilizados tijolos, granito e calcário.
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • O muro tem altura de 7 a 8 metros, chegando a 10 metros em alguns locais, a largura é de 7m na base e 6m no topo com uma extensão é de 7,300 km;
  • O piso foi construído com uma mistura de pedras de diferentes tamanhos, compactadas por rolos feitos com troncos e pavimentados;
  • As torres eram dispostas em distâncias regulares segundo a inclinação do terreno, estas tinham terraços para que fossem feitos sinais óticos de uma à outra.
  • As escadas foram evitadas, dando preferência à construção de rampas para permitir um deslocamento mais fácil.
  • A muralha também possuía portas, fortes, alojamentos para os soldados, estábulos para os animais, depósitos de suprimentos e armas.
  • A obra foi paralisada por várias vezes;
  • Por volta do século XV, quando adquiriu as atuais feições e uma extensão de cerca de sete mil quilometro
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.)
  • PERSISTÊNCIA - Resistiu durante 2.000 anos ao assédio dos guerreiros nômades, dois terços da construção já viram ruína, pela falta de interesse das autoridades chinesas, pela ação da natureza e dos homens (camponeses) que usam as pedras como material de construção.
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • Atravessa desertos, montanhas, planícies e rios
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Perseverança e persistência
AS RUÍNAS DE PETRA
FICHA INFORMATIVA
1. Construída pelos: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Nabateus durante o Império Persa (uma das tribos árabes que colonizou Petra)
  • O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi o suíço Johann Ludwig Burckhardt (1812), tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewski,
2. Localização: (local onde está situado)
  • Jordânia – na extremidade do Deserto Árabe; (Oriente Médio)
  • O grande vale vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • Abrigo;
  • Rota comercial entre a Península Arábica e Damasco (Síria)
4. Período Habitado: (data do inicio e/ou término)
  • Foi habitada por volta de 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas;
  • Foi colonizada em 312 a.C. por uma das tribos árabes os Nabateus;
  • Em 551, um segundo terremoto destruiu a cidade quase toda e Petra nunca mais foi habitada.
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • Os povos nômades das tribos árabes
6. Material usado: (material de construção usado)
  • Rochas calcárias.
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • Fachada de 42 metros de altura
  • Esculpida em arenito (que resistiu ao tempo)
  • O colorido das pedras é natural.
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.
  • RELIGIOSIDADE - O estilo arquitetônico dos Nabateus, de influência grego-romana e oriental, revela sua natureza ativa e cosmopolita, isto é, acreditava que Petra se encontrava sob a proteção de Deus;
  • APRENDIZADO - Os Nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores.
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • Construída entre montanhas, pedras e deserto e foi atingida por terremotos.
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Proteção e Engenharia
O CRISTO REDENTOR NO BRASIL

FICHA INFORMATIVA
1. Construído: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Desenhado pelo artista plástico Carlos Oswaldo (desenho final do monumento);
  • Projetado pelo engenheiro Heitor da Silva Costa (1923);
  • Colaborador do projeto foi o escultor Francês de origem polonesa Paul Landowski (executor dos braços e do rosto da escultura).
2. Localização: (local onde está situado)
  • No bairro de Cosme Velho, na zona sul do Rio de Janeiro;
  • Cume do Morro do Corcovado e Dona Marta.
  • O Cristo Redentor pode ser acessado pela linha férrea do Cosme Velho.
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • O Cristo Redentor sempre teve a função arquitetônica e artística.
4. Período da Construção: (data do inicio e/ou término)
  • Erguido entre 1926 e 1931;
  • Inaugurada em 12 de outubro de 1931;
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • Operários, financiados através de campanhas organizadas por católicos o arcebispo Dom Sebastião Lerne.
6. Material usado: (material de construção usado)
  • Construído com concreto armado;
  • A estátua foi revestida por um mosaico de Pedra-Sabão (resiste ao tempo e temperatura)
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • Têm de altura 710 metros acima do nível do mar. A estátua mede 38 metros e pesa 1.145 toneladas;
  • Na base há uma capela católica devotada a Nossa Senhora Aparecida, onde há celebrações católicas como casamentos e batizados;
  • O monumento era de cor verde e durante 50 anos, por não haver limpeza, ele assumiu a cor cinza;
  • Em 2003, foi inaugurado um sistema de escadas rolantes, passarelas e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva o monumento, antes era preciso vencer 220 degraus;
  • A iluminação de tons azul é da artista plástica francesa Agnes Winter (2000).
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.)
  • PERSISTÊNCIA - A famosa estátua sofreu intervenções do tempo, estava com rachaduras, infiltrações, além da perda de parte de sua cobertura, composta por mosaicos de pedra sabão,
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • Construída sobre morro do Corcovado, onde as fortes chuvas e os deslizamentos na estrada que dá acesso a estátua dificulta a visitação dos turistas.
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Boas vindas (imagem de fé e simpatia do povo carioca)
AS RUÍNAS DE MACHU PICCHU NO PERU
FICHA INFORMATIVA
1. Construída: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Pela civilização Inca; (sob a ordem de Pachacuti)
  • Encontrada pelo professor e antropólogo norte-americano Hiran Bingham (24/07/1911).
2. Localização: (local onde está situado)
  • Cordilheira dos Andes – Peru;
  • No centro sul do Peru, próximo a Cuzco.
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • É urbana e agrícola;
  • A urbana encanta os visitantes com sua arquitetura peculiar, totalmente de pedra;
  • A agrícola demonstra a avançada técnica de cultivo Inca, localizadas em terraços, assim como, prevenção de erosões.
4. Período de construção: (data do inicio e/ou término)
  • Construída no século XV, antes da chegada europeia nas Américas.
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • A civilização Inca.
6. Material usado: (material de construção usado)
  • Pedras – com grandes blocos graníticos unidos sem argamassa.
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • Tem altitude de 2.400 metros no vale do rio Urubamba;
  • Os jardins em diferentes níveis eram ligados entre si por mais de três mil degraus;
  • Foi edificado segundo uma concepção urbanística unitária, dentro da qual é possível identificar diferentes setores ou bairros com funções distintas;
  • Aos altos no topo de uma montanha (porque acreditavam estar mais perto de Deus).
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.)
  • ABRIGO - As ruínas foram abandonadas pelos seus habitantes ficando cobertos pela vegetação durantes séculos. Ficou conservada praticamente intacta, já que os espanhóis não a quiseram destruir.
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • As belezas dos vegetais.
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Dedicação e comunidade

A PIRÂMIDE DE CHICHÉN ITZÁ NO MÉXICO
FICHA INFORMATIVA
1. Construída: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Pela Civilização Maia que representavam o grupo indígena mais importante da América Central.
2. Localização: (local onde está situado)
  • Na Península de Yucatán, cidade do México;
  • A Pirâmide está direcionada para o pólo magnético da Terra.
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • Utilizada para rituais religiosos;
  • Funcionou como centro político e econômico da civilização Maia.
4. Período de construção: (data do inicio e/ou término)
  • Estima-se que foi fundada por volta dos anos 435 e 455;
  • A cidade foi fundada a.C. no ano de 514; sendo abandonada em 670;
  • Reconstruída 300 anos mais tarde, se tornando o centro cultural Maia.
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • A civilização Maia
6. Material usado: (material de construção usado)
  • Pedras não polidas.
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • Pirâmide de degraus, contendo 91 degraus em cada um dos quatro lados da pirâmide, totalizando 364 degraus;
  • Os degraus dos quatros escadarias representam (365) o número de dias do ano, cada um dos lados se alinha com os pontos cardeais;
  • Os 52 painéis esculpidos em suas paredes são uma referência aos 52 anos do ciclo de destruição e reconstrução do mundo;
  • O sol entra pela parte de cima e deixa marcas nas paredes de dentro da pirâmide; era assim que os Maias sabiam os dias do ano.
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.)
  • CONHECIMENTO - Os Maias tinham avançado grau de conhecimento em matemática, astronomia e arquitetura, criou sua própria escrita através de códigos, chamados hieróglifos. Pode-se afirmar que os Maias erguem uma civilização sobre os pilares da ciência e da religião.
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • Região seca, seu florescimento só foi possível graças aos poços de água.
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Conhecimento
 O COLISEU EM ROMA
FICHA INFORMATIVA
1. Construído: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Durante o Império Romano, pelos Imperadores Flávio Vespasiano, Domiciano e Tito (filhos de Vespasiano)
2. Localização: (local onde está situado)
  • No centro de Roma, capital da Itália;
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • Foi utilizado como fortaleza militar pela família Frangipane, por volta do século XIII;
  • O Coliseu era palco de lutas de gladiadores, espetáculos com feras, como leões, e até mesmo batalhas navais, já que possuía um sistema que transformava a arena em um grande lago.
  • O edifício deixou de ser usado para entretenimento no começo da era medieval, porém, mais tarde foi usado como habitação, oficina, forte, pedreira, sede de ordens religiosas e templo cristão.
4. Período de construção: (data do inicio e/ou término)
  • Entre os anos 70 e 80 da nossa era.
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • A civilização romana (originada por latinos e sabinos)
6. Material usado: (material de construção usado)
  • É construído em mármore, ladrilho, tufo (pedra calcária com grandes poros) e pedra travertina;
  • A fachada compõe-se de arcadas decoradas com colunas dóricas, jônicas e coríntias.
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • Sua edificação tem mais de 50 metros de altura; cobrindo uma área elipsóide de 188x156 metros;
  • Inicialmente possuía três andares, depois construiu mais um;
  • Passando ter capacidade de 70 mil para 90 mil espectadores;
  • É uma construção essencialmente vertical, criando uma maior diversificação do espaço.
  • Os assentos não eram iguais a todos, eram correspondes às diferentes classes sociais, que assim se distribuíam: A tribuna imperial encontrava-se situada no podium (reservado às classes mais abastadas), a maeniana (setor correspondente à classe média) e os portici (área destinada à plebe e às mulheres).
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.)
  • PERSEVERÂNCIA - Foi vítima de um terremoto no início do século V, mas logo foi restaurado. Foi saqueado várias vezes, entre os séculos XV e XVI, que teve boa parte dos materiais valiosos da construção severamente roubados;
  • ENTRETENIMENTO – O edifício era palco de lutas e divertimento. Há rumores que o Coliseu tenha sido cenário dos primeiros martírios de cristãos. Com isso, o papa Bento XIV consagrou-o à Paixão de Cristo e declarou-o como um lugar sagrado, no século XVII;
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • Rio, pequenos relevos e foi atingido por terremotos.
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Alegria e sofrimento
O TAJ MAHAL – ÍNDIA
FICHA INFORMATIVA
1. Construído: (quem idealizou ou mandou fazer)
  • Foi idealizado por um líder do império Mogol, Shah Jahan (dinastia muçulmana)
2. Localização: (local onde está situado)
  • Na Agra, no Norte da Índia;
  • Junto ao rio Yamuna
3. Função: (para que serve, objetivo, finalidade...)
  • Prestar homenagem a uma das esposas, a predileta Aryumand Banu Begam, conhecida por Muntaz Mahal (a jóia do palácio)
4. Período de construção: (data do inicio e/ou término)
  • Começou a ser construída no século XVII, entre 1630 a 1652.
5. Mão de obra utilizada: (trabalhadores que construíram)
  • Cerca de vinte mil trabalhadores trazidos de várias cidades do Oriente para edificá-la
6. Material usado: (material de construção usado)
  • Mármore branco; pedras preciosas e contem fios de ouro.
7. Características: (como é... se distingue... aparência)
  • O mausoléu é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes cada um tem quarenta e nove metros de altura;
  • É recoberto com pedras semipreciosas, como o Lápis Lazuli;
  • Possui seu domo costurado com fios de ouro.
  • Há um belíssimo jardim no portão principal, que se anda 300 metros para chegar ao mausoléu;
  • O mausoléu possui quatro fachadas iguais e uma cúpula central com setenta e três metros de altura envolto a quatro cúpulas menores.
8. Valores: (princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade, etc.)
  • VENERAÇÃO - Para demonstrar seu afeto a sua amada, o imperador não mediu esforços para construir o mausoléu que abrigasse os restos mortais do seu amor. Há rumores de que o imperador ordenou que o chefe de obra tivesse a mão direita amputada, para que não fizesse nenhuma construção igual à tamanha beleza.
9. Aspectos ambientais: (meio ambiente que está inserido)
  • Rio Yamuna e jardim,
10. Virtude: (Qualidade própria para que se produzam certos efeitos; característica, valor,...)
  • Amor e dedicação
Fonte: Internet - google
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